Gisele Margatho

Gisele da Costa Margatho

PhD student

Gisele Margatho, licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona (European Association of Establishments for Veterinary Education (EAVE/AEEV)).

Mestre pela mesma universidade, frequentou o master oficial de investigação em ciência animal, especialidade de Nutrição e Produção Animal. Em colaboração com o departamento de Nutrição e Bem-estar Animal (SNiBA) foi responsável pelo planeamento do projeto “Effect of post-ruminal (duodenum and rumen) saccharine infusion on Glucose and Insulin plasma concentrations on dairy cows, pelo maneio e bem-estar dos animais, assim como por todos os procedimentos interventivos.

Atualmente a terminar o doutoramento em Ciências Veterinárias, especialidade de Sanidade Animal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desenvolve um estudo sobre fatores fenotípicos e nosológicos que afetam a produção e composição de leite em pequenos ruminantes, através do diagnóstico imagiológico (termografia, elastografia e ultrassonografia) de mastites.

É membro colaborador da unidade de investigação e desenvolvimento CECAV (Animal and Veterinary Research Centre) da mesma universidade, sendo autora de artigos publicados em revistas científicas veterinárias e co-autora de capítulos do livro “Understanding Mastitis in Goats”.

No sentido de dar continuidade à carreira como investigadora e médica veterinária em projetos e ensaios pré-clínicos com animais, realizou recentemente o curso de “Formação para Investigadores utilizadores de Animais para Experimentação e outras finalidades científicas” acreditado pela FELASA (Federation of European Laboratory Animal Science Associations).

Por ter sido realizado em Espanha, o curso foi complementado pelo módulo de Legislação Portuguesa, no II Modular Training in Laboratory Animal Science, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Possuindo as capacidades e competências para as categorias A (tratador de animais), B (investigador ou técnico de investigação com animais), C (investigador coordenador de projetos com animais) e D (especialista em investigação animal e desenvolvimento de projectos), para as espécies ruminantes, suínos e lagomorfos. pela Universidade Autónoma de Barcelona, onde adquiriu e aumentou os seus conhecimentos sobre ética, maneio e bem-estar animal de animais de experimentação (política 3R´s); princípios de cirurgia e anestesia, eutanásia e desenho e desenvolvimento de procedimentos e projetos.

Foi diretora técnica em duas empresas farmacêuticas veterinárias, responsável pelos assuntos regulamentares e desenvolvendo atividades nas áreas de marketing digital e estratégia de negócios. O que a motivou a frequentar a pós-graduação MBA (Master in Business Administration) para Executivos, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Faz parte atualmente do corpo docente da Universidade Vasco da Gama em Coimbra, Departamento de Medicina Veterinária, lecionando as unidades curriculares de espécies pecuárias.